A Finlândia, Suomi em finlandês, a terra dos mil lagos, possui mais de 70% de seu território coberto por florestas, sendo boa parte delas de propriedade particular. Mesmo tendo donos, as florestas não são cercadas e as pessoas não precisam de autorização para entrar, pescar, acampar ou qualquer outra atividade, desde que não cause destruição ou incômodo.
Tendo apenas 17 habitantes por km² e cerca de 5,3 milhões de habitantes, sua maior parte da população está concentrada no sul do país. A Finlândia tem temperaturas extremas e o tempo de luz do sol varia de acordo com as estações do ano.
Mas onde fica Rovaniemi?
Rovaniemi é uma cidade com aproximadamente 61 mil habitantes, localizada a 10 km do Círculo Polar Ártico. Além da capital, é também a porta de entrada da Lapônia finlandesa.
O Polo Norte é conhecido por ser a casa do Papai Noel e foi exatamente o local que fomos conhecer, em pleno mês de março.
Já adianto que Rovaniemi é um destino bastante caro, mas é uma viagem dos sonhos, então prepare-se para gastar, porque você vai ficar louco com tudo que encontrar por lá!
60% da população da cidade trabalha com turismo, que é a principal fonte de renda deles, mais de meio milhão de turistas visitam Rovaniemi por ano! E pensar que durante a Segunda Guerra Mundial, 90% de seus imóveis foram destruídos.
Transformar a cidade na Terra do Papai Noel foi uma decisão econômica, e para eles, o grande milagre do Natal foi trazer de volta o turismo que quase foi exterminado nos anos 1940.
kindleComo chegar?
A forma mais fácil de chegar até Rovaniemi é saindo de Helsinki, a capital da Finlândia.
Avião
Existem voos diários operados pelas companhias aéreas Finnair e Norwegian. O tempo aproximado de viagem é de 1h20. Vale lembrar que as duas empresas são low-cost, portanto, caso você queira levar uma mala, além da mala de mão, será necessário pagar a parte. Para encontrar os melhores preços de passagens, eu sempre fico de olho do Skyscanner.
Trem
As linhas de trem na Finlândia são operadas pela VR. Existe um trem noturno saindo de Helsinki que dependendo do seu planejamento de viagem pode ser uma ótima opção, a duração aproximada da viagem é de 12 horas e você ainda economiza uma diária de hotel.
Ônibus
A empresa finlandesa Matkahuolto faz o trajeto também com duração aproximada de 12 horas.
Como se locomover?
Rovaniemi é uma cidade pequena e, se você estiver hospedado no centro, dá para fazer praticamente tudo a pé, inclusive ir até a rodoviária ou estação de trem. Já o aeroporto, está a 8 km de distância do centro, e as principais atrações da cidade, Santa Claus Village e Santa Park, estão a 8 km e 5 km de distância.
Ônibus
Existe a linha 8, que passa por vários pontos no centro de Rovaniemi e vai até o Santa Claus Village, a principal atração da cidade, e o ônibus Santa’s Express, que vai ao Santa Claus Village, ao Santa Park e ao aeroporto.
Como não andamos de ônibus, não tenho a minha experiência para relatar, mas li em outros blogs sobre pessoas que tiveram muitos problemas para utilizá-los, como por exemplo, os horários de passagem, que não batiam com os que estavam marcados nos pontos de ônibus.
Táxi
É mais barato do que alugar um carro, mas ainda sim é um meio de transporte caro. Acabamos usando para ir até o centro da cidade e para a fazenda de renas. Nessas duas ocasiões pedimos para alguém telefonar e chamar um carro para nós, só na hora de voltar do centro que acabamos pegando um diretamente no ponto de táxi.
Carro
Alugar carro em Rovaniemi é a opção mais cara de locomoção, mas com certeza evita muita dor de cabeça. Se for alugar, só não se esqueça que na maior parte do ano a cidade está cheia de neve.
Bicicleta
Pode parecer brincadeira, mas sim, as pessoas andam de bicicleta na neve! Existe inclusive um passeio super legal com a empresa Roll Outdoors, e se você curte pedalar, vale a pena dar uma conferida.
Onde se hospedar?
Arctic City Hotel: o hotel está localizado bem no centro da cidade, próximo às áreas comerciais. Café da manhã, Wi-Fi, sauna e estacionamento estão inclusos em todas as tarifas.
HAAWE Boutique Apart Hotel: inspirado na natureza da Lapônia mágica, possui 14 quartos temáticos, cada um com sua própria história para contar.
Lapland Hotels Sky Ounasvaara: localizado no topo da colina Ounasvaara, no meio da natureza da Lapônia, é um hotel ideal para viajantes que desejam experimentar tudo: cultura, experiência culinária e grandes possibilidades de atividades.
Santa Claus Holiday Village: localizado dentro da Vila do Papai Noel, oferece acomodações padrão de hotel no Círculo Polar Ártico e está a apenas um ou dois minutos a pé do escritório do Papai Noel.
Santa’s Hotel Santa Claus: é um hotel moderno no coração de Rovaniemi que oferece acomodações de alta qualidade e os hóspedes estão a uma curta distância de muitos pontos turísticos, sendo apenas 10 minutos de carro do Santa Claus Village.
Santa’s Igloos Arctic Circle: são iglus de vidro e estão localizados no Santa Claus Village, no Círculo Polar Ártico. Os quartos com teto de vidro, oferecem a oportunidade de apreciar a Aurora Boreal diretamente do conforto de um quarto de hotel.
O que fazer em Rovaniemi?
A lista do que fazer em Rovaniemi é interminável, são inúmeras as atividades envolvendo natureza e inverno. A minha vontade foi de fazer todas, mas infelizmente, além de serem caras, não tínhamos tempo suficiente.
Deixo abaixo uma lista com as atividades que eu mais gostei.
Cruzeiro Icebreaker: experimente um passeio único pelas águas geladas do Mar Botniano na Lapônia em um navio quebra-gelo. Nade em trajes de sobrevivência aquecidos nas águas geladas e relaxe em um aconchegante salão com bebidas quentes.
Safari de snowmobile: explore o interior nevado da Lapônia e desfrute de um almoço ao ar livre preparado especialmente para você em uma fogueira.
Experiência flutuante de Gelo Ártico: junte-se a esta experiência única durante o seu tempo no deserto Ártico da Lapônia e experimente a sensação única de flutuar no gelo enquanto usa um traje de resgate de alta qualidade.
Caminhada de raquetes de neve: descubra como é caminhar pela neve e apreciar o silêncio da floresta à noite. Aventure-se no deserto ao redor de Rovaniemi e caminhe pelas trilhas da floresta usando raquetes de neve.
Ice Fishing Experience: aprenda a arte finlandesa local de pesca no gelo de um guia local e experimente a magia do Ártico. Faça o seu próprio buraco de pesca, pegue e cozinhe seu próprio peixe e aprenda sobre a cultura local dessa parte impressionante do Ártico.
Visita à fazenda de renas: não perca esta maravilhosa oportunidade de aprender mais sobre a tradição de criação de renas na Lapônia. Torne-se um pastor de renas por algumas horas enquanto alimenta os animais e faz um passeio de trenó.
Diversas empresas realizam esses passeios, também é possível tratar diretamente com eles e dependendo de quantas pessoas você estiver e da quantidade de atividades, pode ser que consiga até mesmo um desconto.
O passeio que eu fiz foi a Caça à Aurora Boreal de Snowmobile, com a Wild Nordic Finland. Lemos sobre eles em um outro blog e o legal é que um dos guias, o Pedro, é português, então facilita bastante na hora das explicações. Farei um outro post sobre a minha experiência e contando se consegui ou não ver a Aurora Boreal.
Além de todas essas atividades, o centro de Rovaniemi é uma graça, vale a pena separar um tempo para dar uma caminhada e conhecer a cidade.